Centro de Artes Moraes e Morais

Centro de Artes Moraes e Morais

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sugestão de Atividade on-line

Forum: Como um professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano    pode se preparar  para atuar  com o conteúdo Música dentro da sala de aula com seus alunos  ?

Notícias do Projeto!

Inscrições para o Projeto Música na Escola: 02 à 18 de fevereiro  de 2011,  pelo site http://www.conservatoriouberlandia.com.br/.

Matrículas: 21 à 25 de fevereiro no xerox da escola.

Observações:
  • Uma foto 3x4;
  • Não haverá mensalidade;
  • O material que será utilizado (CDs e apostilas) poderá ser adquirido no local do curso com a coordenadora;
  • Duração do curso: 28 de fevereiro a 6 de dezembro de 2011;
  • Haverá certificado para todos os participantes.
Para maiores informações entrar em contato com a coordenadora Beatriz Morais Bernardes
Fone: (34) 3236-0492 / 9977-5659
Endereço do curso:
Av. Afonso Pena nº 3060, Bairro Brasil/ Uberlândia

Horários para o ano de 2011:
Turmas de novatos: terça-feira, 07:50 às 9:30h ou 18:10 às 19:50h
Turma avançada: alunos que frequentaram o curso em 2008, 2009  ou 2010: segunda-feira: 18:10 às 19:50h

Para que esse espaço?

Um espaço criado para postagens de materiais e atividades do Projeto Música na Escola do Conservatório Estadual de Músicas Cora Pavan Capparelli de Uberlândia.
Será uma integração de atividades práticas educacionais e mídias diversificadas para trabalhar com a Educação Musical.

Pensamento...

"O educador autêntico é humilde e confiante. Mostra o que sabe e, ao mesmo tempo está atento ao que não sabe, ao novo. Mostra para o aluno a complexidade do aprender, a sua ignorância, suas dificuldades. Ensina, aprendendo a relativizar, a valorizar a diferença, a aceitar o provisório. Aprender é passar da incerteza a uma certeza provisória que dá lugar a novas descobertas e a novas sinteses".             José Manuel Moran

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A MÚSICA NO PROCESSO EDUCACIONAL

O projeto Música na Escola, idealizado e desenvolvido pela educadora Beatriz Morais Bernardes, propicia aos professores na prática de Educação Muisical, as habilidades necessárias de entoação, apreciação sonora e ao mesmo tempo a percepção rítmica para trabalharcom seus alunos. O interesse na elaboração desse projeto e motivação para desenvove-lo, vem de encontro com as novas possibilidades de trabalhar com a música na educação básica, tão discutidas no cenário atual.
O projeto é realizado no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli de Uberlândia com a direção de Mirtes Guimarães. Esta escola de música  possui curso de Educação Musical e Cursos Técnicos de Instrumento e Canto em nivel médio, com diploma reconhecido pelo MEC, conforme prevê o Decreto nº 61.479/ 67. A coordenação geral do Projeto Música na Escola é da musicista e psicopedagoga  Beatriz Morais Bernardes, sendo também  sua   facilitadora juntamente  com a musicista Ivy Anne Santos de Assis.

Este projeto de extensão, abrange professores e estudantes de Música, Pedagogia, Psicologia, Artes Cênicas, Dança, Artes Visuais, Educação Física, Normal Superior e áreas afins. Professores da Educação Infantil e da 1ª à 5ª séries do Ensino Fundamental.
A proposta educacional do projeto  fundamenta-se em ideais bem  definidos, sem improvisação, com filosofia e objetivos bem estruturados, com um conograma de desenvolvimento que possibilita aos professores e alunos participantes habilitação e práticas que venham corresponder às necessidades reais da musicalização nas escolas de Educação Infantil e da 1ª à 5ª séries  do Ensino Fundamental.
Os participantes trabalham a música no preparo da alfabetização e da comunicação social utilizando atividades como canto, expressão corporal, jogos e brincadeiras cantadas , bandinhas rítmicas, artes cênicas, contação de histórias, que podem ser integradas e trabalhadas com outras disciplinas.
O projeto se desenvolve com parcerias entre professores e alunos, a fim de promover e estimular os participantes quanto à questão da cultura musical, procurando propiciar aos interessados nesta prática as habilidades necessárias para que possam alcançar metas de aprendizagem nas àreas de memória, raciocínio, das percepções auditivas, táteis e visuais.