O projeto Música na Escola, idealizado e desenvolvido pela educadora Beatriz Morais Bernardes, propicia aos professores na prática de Educação Muisical, as habilidades necessárias de entoação, apreciação sonora e ao mesmo tempo a percepção rítmica para trabalharcom seus alunos. O interesse na elaboração desse projeto e motivação para desenvove-lo, vem de encontro com as novas possibilidades de trabalhar com a música na educação básica, tão discutidas no cenário atual.
O projeto é realizado no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli de Uberlândia com a direção de Mirtes Guimarães. Esta escola de música possui curso de Educação Musical e Cursos Técnicos de Instrumento e Canto em nivel médio, com diploma reconhecido pelo MEC, conforme prevê o Decreto nº 61.479/ 67. A coordenação geral do Projeto Música na Escola é da musicista e psicopedagoga Beatriz Morais Bernardes, sendo também sua facilitadora juntamente com a musicista Ivy Anne Santos de Assis.
Este projeto de extensão, abrange professores e estudantes de Música, Pedagogia, Psicologia, Artes Cênicas, Dança, Artes Visuais, Educação Física, Normal Superior e áreas afins. Professores da Educação Infantil e da 1ª à 5ª séries do Ensino Fundamental.
A proposta educacional do projeto fundamenta-se em ideais bem definidos, sem improvisação, com filosofia e objetivos bem estruturados, com um conograma de desenvolvimento que possibilita aos professores e alunos participantes habilitação e práticas que venham corresponder às necessidades reais da musicalização nas escolas de Educação Infantil e da 1ª à 5ª séries do Ensino Fundamental.
Os participantes trabalham a música no preparo da alfabetização e da comunicação social utilizando atividades como canto, expressão corporal, jogos e brincadeiras cantadas , bandinhas rítmicas, artes cênicas, contação de histórias, que podem ser integradas e trabalhadas com outras disciplinas.
O projeto se desenvolve com parcerias entre professores e alunos, a fim de promover e estimular os participantes quanto à questão da cultura musical, procurando propiciar aos interessados nesta prática as habilidades necessárias para que possam alcançar metas de aprendizagem nas àreas de memória, raciocínio, das percepções auditivas, táteis e visuais.
Os participantes trabalham a música no preparo da alfabetização e da comunicação social utilizando atividades como canto, expressão corporal, jogos e brincadeiras cantadas , bandinhas rítmicas, artes cênicas, contação de histórias, que podem ser integradas e trabalhadas com outras disciplinas.
O projeto se desenvolve com parcerias entre professores e alunos, a fim de promover e estimular os participantes quanto à questão da cultura musical, procurando propiciar aos interessados nesta prática as habilidades necessárias para que possam alcançar metas de aprendizagem nas àreas de memória, raciocínio, das percepções auditivas, táteis e visuais.
Olá, Beatriz!!!
ResponderExcluirParabéns pelo Projeto! Nossas escolas estão carentes da alegria da música e das brincadeiras cantadas.
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". ( Paulo Freire )"
Gde abç