Cursos de:
Acordeon, Artes Visuais, Bateria e Percussão, Canto Coral, Educação Musical para educadores, Flauta Doce, Guitarra, Musicalização, Oficina de Música na Escola, Piano, Projetos de Educação Musical, Teclado, Tecnologia da Informação e Comunicação, Violino, Violão
Centro de Artes Moraes e Morais
sábado, 31 de março de 2012
Pergunta para ser respondida pelos NOVATOS.
Todos os anos da Educação Básica (1º ao 5º ano fundamental) terão aulas de música?
Sim. Em 2011 foi a data limite para que toda escola pública ou privada do Brasil incluísse o ensino de música em sua grade curricular. A exigência surgiu com a lei 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. Não tem o objetivo de formar músicos, e sim desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos.
Aluna: Margarida Oliveira dos Santos Turma de 2ª feira - Novatos
No dia 18 de agosto de 2008 o presidente Lula sancionou a lei 11.769 tornado o ensino de musica obrigatório na educação básica que envolve o ensino infantil, o fundamental e o médio. O conteúdo deverá ser ministrado dentro do componente curricular artes, o professor não precisa ser formado em musica. As escolas tinham até agosto de 2011 para se adequarem a lei, no entanto várias instituições de ensino ainda não cumprem a lei, alegam a falta de um profissional habilitado para desenvolver o conteúdo.
Aluna: Karlandrea Gomes da Silva Turma de quarta feira 7h
Sim,agora ira para o historico escolar com muita luta,chegaram a conclusao que devem integrar o conteudo desenvolvido nas aulas de musica com conteudos que trabalhem todas as disciplinas do curriculo.
Sim, ja entra no curriculo escolar cabe aos professores trabalhar todas as disciplinas, com isso as aulas fica mais prazerosas, divertida, com isso contruindo criatividade para estimular e apreciar musica e educacao juntos com ritmos e batidas e explorando as letras. Estimulando criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos.
Sim, é o que está previsto legalmente, porém o quadro de servidores ainda não receberam treinamento de como será; alguns acreditam que será contratado um professor exclusivamente de música, o que seria interessante, porém pelo que fui informada, será o próprio professor que ministrará essas aulas de acordo plano curricular.
Ivanete Pereira da Silva de Andrade. Turma Novatos 2ª feira noite.
Sim.A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. “A lei nº 11.769 que tornou o ensino de música obrigatório na Educação Básica não especifica se todas as séries devem ter a música incluída em sua grade curricular. Assim como a quantidade de aulas por semana, isso teria de ter sido definido até este ano, junto aos sistemas de ensino estaduais e municipais", Nas escolas, a música não deve ser necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela pode integrar o ensino de arte, por exemplo,cada escola tem autonomia para decidir como incluir esse conteúdo de acordo com seu projeto político-pedagógico". Sinara da Silva Turma novatos 2ªFEIRA
Sim. A exigência surgiu com a lei 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica e em 2011 foi o ano limite para que todas escolas públicas ou privadas do país incluísse o ensino de música em sua grade curricular. O entuito da disciplina é desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos.
Aluna: Juliana Ribeiro Quirino Turma novatos - 5ª feira
A lei nº 11.769 tornou o ensino de música obrigatório na Educação Básica (que engloba Educação Infantil e o Ensino Fundamental). Mas ela não especifica se todas as séries devem ter a música incluída em sua grade curricular. "Assim como a quantidade de aulas por semana, isso teria de ter sido definido até este ano, junto aos sistemas de ensino estaduais e municipais", diz Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). Segundo a presidente nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Magali Kleber, cada secretaria está preenchendo esta lacuna do seu jeito. "Isso revela uma riqueza de que como é possível ter vários projetos pedagógicos para o ensino de música. Já que está tudo parado em âmbito nacional, isso tinha que ser resolvido nos estados", afirma. A não especificação de alguns pontos da lei permite que em diferentes anos de estudos se tenha diferentes tipos de aula de artes. Tudo depende da proposta político-pedagógica de cada escola. Por todo o pais os cursos de extensão em música na escola estão crescendo, educadores tem buscado cada vez mais estes cursos. Os cursos de extensão não tem o objetivo de formar “ músicos”, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração de educadores que já trabalham com a educação básica assegurando a estes profissionais as habilidades básicas para trabalhar com os seus alunos.
Fonte de pesquisa: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml
Franciele - aluna do curso de novatos da segunda-feira
SIM! De acordo com Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, todas as instituições de ensino serão obrigadas a inserirem em seus currículos a Educação Musical. A música além de formar músicos profissionais ou especialistas na área, auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimulando o contato com diferentes linguagens, contribuindo desse modo para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte. Por isso, a partir de 2012, a Música será conteúdo obrigatório em toda Educação Básica.
Priscila Crisllen Rocha- turma de quarta-feira - manhã
Priscila reveja no seu texto "A música além de forma músicos profissionais..... .. nos Conservatórios ou nas escolas? Não entendi sua fala... Beatriz Moorais Bernardes
O ano de 2012 é data limite para que todas as escolas públicas e privadas do Brasil incluam o ensino de música em suas grades curriculares. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). FONTE DE PESQUISA:http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml ALUNA :FRANCIELLE CHAVES - TURMA NOVATOS-(QUARTA-FEIRA-7:00)
o objetivo de levar a musica para a escola é formar cidadãos criativos, a música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras.
Sim. Por isso é necessário nos adequarmos e buscar aperfeiçoamento na área musical, atendendo assim as exigências legais. Além do mais a música é um recurso prazeroso tanto para os educandos quanto para os educadores. Ivanilda Maria dos Santos (turma de 3° feira - 18:10h).
De acordo com a nova redação dada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9.394/96 - o ensino de música passa a ser conteúdo obrigatório de toda escola brasileira. Ainda de acordo com a referida lei, os estabelecimentos de ensino têm 2012 como ano limite para adequação às normas estabelecidas.
Sim, segundo a Lei nº 11.769 que altera a LDB nº 9.934 tornando obrigatório o ensino de música no ensino fundamental e médio, em que todas as escolas particulares e públicas terão de acrescentar na grade curricular obrigatório o ensino de música. Como explica Helena de Freitas coordenadora- geral de programas de Apoio à formação e Capacitação Docente de Educação Básica no Ministério da Educação -“O objetivo não é formar músicos, mas oferecer uma formação integral para as crianças e juventude. O ideal é articular a música com as outras dimensões da formação artística e estética.” O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendem cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil. Laura Cintra – Música na Escola Novatos 3ª feira 18:10
Sim, a lei nº 11.769 tornou o ensino de música obrigatório na Educação Básica (que engloba Educação Infantil e o Ensino Fundamental). Mas ela não especifica se todas as séries devem ter a música incluída em sua grade curricular. "Assim como a quantidade de aulas por semana, isso ainda teria de ter sido definido, junto aos sistemas de ensino estaduais e municipais", diz Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). Segundo a presidente nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Magali Kleber, cada secretaria está preenchendo esta lacuna do seu jeito. "Isso revela uma riqueza de que como é possível ter vários projetos pedagógicos para o ensino de música. Já que está tudo parado em âmbito nacional, isso tinha que ser resolvido nos estados", afirma. A não especificação de alguns pontos da lei permite que em diferentes anos de estudos se tenha diferentes tipos de aula de artes, e a música é ideal para uma formação artística e estética para nossos educandos. Tudo depende da proposta político-pedagógica de cada escola. De acordo com o MEC nossos alunos terão noções básicas de música, cantos cívicos nacionais, dos sons de instrumentos de orquestra e aprenderão cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos da nossa diversidade cultural.
Luana B. Cintra – Música na Escola Novatos 3ª feira 18:10
Sim. Em 2011 foi a data limite para que toda escola pública ou privada do Brasil incluísse o ensino de música em sua grade curricular. A exigência surgiu com a lei 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. Não tem o objetivo de formar músicos, e sim desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos.
ResponderExcluirAluna: Margarida Oliveira dos Santos
Turma de 2ª feira - Novatos
No dia 18 de agosto de 2008 o presidente Lula sancionou a lei 11.769 tornado o ensino de musica obrigatório na educação básica que envolve o ensino infantil, o fundamental e o médio. O conteúdo deverá ser ministrado dentro do componente curricular artes, o professor não precisa ser formado em musica. As escolas tinham até agosto de 2011 para se adequarem a lei, no entanto várias instituições de ensino ainda não cumprem a lei, alegam a falta de um profissional habilitado para desenvolver o conteúdo.
ExcluirAluna: Karlandrea Gomes da Silva
Turma de quarta feira 7h
Sim,agora ira para o historico escolar com muita luta,chegaram a conclusao que devem integrar o conteudo desenvolvido nas aulas de musica com conteudos que trabalhem todas as disciplinas do curriculo.
ResponderExcluirFatima Aparecida de Jesus.
Turma 4°f. 7h.
Fátima , pesquise mais sobre a Educação Musical para Educadores
ExcluirSim, ja entra no curriculo escolar cabe aos professores trabalhar todas as disciplinas, com isso as aulas fica mais prazerosas, divertida, com isso contruindo criatividade para estimular e apreciar musica e educacao juntos com ritmos e batidas e explorando as letras. Estimulando criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos.
ResponderExcluirFabiana Roberti.
2°f. Noite.
Sim, é o que está previsto legalmente, porém o quadro de servidores ainda não receberam treinamento de como será; alguns acreditam que será contratado um professor exclusivamente de música, o que seria interessante, porém pelo que fui informada, será o próprio professor que ministrará essas aulas de acordo plano curricular.
ResponderExcluirIvanete Pereira da Silva de Andrade.
Turma Novatos
2ª feira noite.
Sim.A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. “A lei nº 11.769 que tornou o ensino de música obrigatório na Educação Básica não especifica se todas as séries devem ter a música incluída em sua grade curricular. Assim como a quantidade de aulas por semana, isso teria de ter sido definido até este ano, junto aos sistemas de ensino estaduais e municipais",
ResponderExcluirNas escolas, a música não deve ser necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela pode integrar o ensino de arte, por exemplo,cada escola tem autonomia para decidir como incluir esse conteúdo de acordo com seu projeto político-pedagógico".
Sinara da Silva
Turma novatos
2ªFEIRA
Sim. A exigência surgiu com a lei 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica e em 2011 foi o ano limite para que todas escolas públicas ou privadas do país incluísse o ensino de música em sua grade curricular. O entuito da disciplina é desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos.
ResponderExcluirAluna: Juliana Ribeiro Quirino
Turma novatos - 5ª feira
A lei nº 11.769 tornou o ensino de música obrigatório na Educação Básica (que engloba Educação Infantil e o Ensino Fundamental). Mas ela não especifica se todas as séries devem ter a música incluída em sua grade curricular. "Assim como a quantidade de aulas por semana, isso teria de ter sido definido até este ano, junto aos sistemas de ensino estaduais e municipais", diz Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).
ResponderExcluirSegundo a presidente nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Magali Kleber, cada secretaria está preenchendo esta lacuna do seu jeito. "Isso revela uma riqueza de que como é possível ter vários projetos pedagógicos para o ensino de música. Já que está tudo parado em âmbito nacional, isso tinha que ser resolvido nos estados", afirma. A não especificação de alguns pontos da lei permite que em diferentes anos de estudos se tenha diferentes tipos de aula de artes. Tudo depende da proposta político-pedagógica de cada escola. Por todo o pais os cursos de extensão em música na escola estão crescendo, educadores tem buscado cada vez mais estes cursos.
Os cursos de extensão não tem o objetivo de formar “ músicos”, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração de educadores que já trabalham com a educação básica assegurando a estes profissionais as habilidades básicas para trabalhar com os seus alunos.
Fonte de pesquisa: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml
Franciele - aluna do curso de novatos da segunda-feira
Franciele, sua pesquisa foi correta e proveitosa. Parabens por ter citado a fonte da mesma. Beatriz Morais Bernardes
ExcluirSim.De acordo com a lei 11.769,sancionada em 18 de agosto de 2008,a música passa a ser conteúdo obrigatório na educação básica.
ResponderExcluirPolyana, faça mais pesquisa sobre essa Educação Musical para Educadores.
ExcluirSIM! De acordo com Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, todas as instituições de ensino serão obrigadas a inserirem em seus currículos a Educação Musical. A música além de formar músicos profissionais ou especialistas na área, auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimulando o contato com diferentes linguagens, contribuindo desse modo para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte. Por isso, a partir de 2012, a Música será conteúdo obrigatório em toda Educação Básica.
ResponderExcluirPriscila Crisllen Rocha- turma de quarta-feira - manhã
Priscila reveja no seu texto "A música além de forma músicos profissionais..... .. nos Conservatórios ou nas escolas? Não entendi
Excluirsua fala... Beatriz Moorais Bernardes
O ano de 2012 é data limite para que todas as escolas públicas e privadas do Brasil incluam o ensino de música em suas grades curriculares. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).
ResponderExcluirFONTE DE PESQUISA:http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml
ALUNA :FRANCIELLE CHAVES - TURMA NOVATOS-(QUARTA-FEIRA-7:00)
Franciele, sua fonte de pesquisa foi correta e acertada. Parabéns.Beatriz Morais Bernardes
ExcluirSim. A nova legislação altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), fazendo da música o único conteúdo obrigatório, porém não exclusivo.
ResponderExcluirAluna: Renata Lopes de Oliveira Peixoto Turma Novatos (terça -feira) 18:10.
Renata, faça mais pesquisa sobre a Edeucação Musical para Educadores
Excluiro objetivo de levar a musica para a escola é formar cidadãos criativos, a música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras.
ExcluirSim. Por isso é necessário nos adequarmos e buscar aperfeiçoamento na área musical, atendendo assim as exigências legais. Além do mais a música é um recurso prazeroso tanto para os educandos quanto para os educadores.
ResponderExcluirIvanilda Maria dos Santos (turma de 3° feira - 18:10h).
De acordo com a nova redação dada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9.394/96 - o ensino de música passa a ser conteúdo obrigatório de toda escola brasileira.
ResponderExcluirAinda de acordo com a referida lei, os estabelecimentos de ensino têm 2012 como ano limite para adequação às normas estabelecidas.
Gabriela Morais
Novatos
Terça-feira
Sim, segundo a Lei nº 11.769 que altera a LDB nº 9.934 tornando obrigatório o ensino de música no ensino fundamental e médio, em que todas as escolas particulares e públicas terão de acrescentar na grade curricular obrigatório o ensino de música.
ResponderExcluirComo explica Helena de Freitas coordenadora- geral de programas de Apoio à formação e Capacitação Docente de Educação Básica no Ministério da Educação -“O objetivo não é formar músicos, mas oferecer uma formação integral para as crianças e juventude. O ideal é articular a música com as outras dimensões da formação artística e estética.”
O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendem cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.
Laura Cintra – Música na Escola Novatos 3ª feira 18:10
Sim, a lei nº 11.769 tornou o ensino de música obrigatório na Educação Básica (que engloba Educação Infantil e o Ensino Fundamental). Mas ela não especifica se todas as séries devem ter a música incluída em sua grade curricular. "Assim como a quantidade de aulas por semana, isso ainda teria de ter sido definido, junto aos sistemas de ensino estaduais e municipais", diz Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). Segundo a presidente nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Magali Kleber, cada secretaria está preenchendo esta lacuna do seu jeito. "Isso revela uma riqueza de que como é possível ter vários projetos pedagógicos para o ensino de música. Já que está tudo parado em âmbito nacional, isso tinha que ser resolvido nos estados", afirma. A não especificação de alguns pontos da lei permite que em diferentes anos de estudos se tenha diferentes tipos de aula de artes, e a música é ideal para uma formação artística e estética para nossos educandos. Tudo depende da proposta político-pedagógica de cada escola. De acordo com o MEC nossos alunos terão noções básicas de música, cantos cívicos nacionais, dos sons de instrumentos de orquestra e aprenderão cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos da nossa diversidade cultural.
ResponderExcluirLuana B. Cintra – Música na Escola Novatos 3ª feira 18:10
Sim, é obrigatório todos os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares participarem das aulas de música.
ResponderExcluirAna Carolina de Queiroz - 4° Feira das 07:00 as 08:40hs.