Atividade: Introdução da
mídia em contextos da educação musical
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Facilitadora: Beatriz Morais Bernardes
Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino
Fundamental / UFJF
Introdução
O uso da internet e a utilização de recursos do computador na
aprendizagem, tornaram as mesmas meios viáveis de compartilhar ou mesmo de
recusar os materiais de instrução, mudando a partir daí a visão de educadores
e educandos e a maneira pela qual pode ser realizada.
O material computacional que esta sendo muito usado para suportar a
aprendizagem é o objeto de aprendizagem. Esses objetos são entidades digitais
distribuídas pela internet, significando que podemos acessá-los e usá-los
simultaneamente, ao contrário de outros antigos meios de instrução, por
exemplo, o vídeo existente somente num lugar. Todos que usam estes objetos de
aprendizagem podem trabalhar colaborativamente com uma ou mais pessoas sobre
ele e beneficiam-se imediatamente das novas versões interativas. Como suporte
teórico, utilizaremos textos que versam sobre tecnologias musicais.
A frequente utilização de software nos diversos campos da música como
ensino, leva cada vez mais educadores investigarem as potencialidades e
deficiências desta ferramenta (Kruger et.al.,1999). Há a convicção de que o
uso de computadores não deve substituir o educador musical, porém ainda
muitos professores se manifestam à adoção desse tipo de tecnologia. Essa
resistência ainda é vista em alguns professores de artes, como é o caso da
música, onde muitos possuem pouco contato com recursos tecnológicos.
Este texto visa oferecer novos caminhos para o aprendizado da Educação
Musical, onde teremos um grande campo de exploração, reflexão e criação de
conhecimentos na tangência entre a
aprendizagem musical tradicional e a aprendizagem musical em ambiente
virtual com as metodologias utilizadas na formação do educador musical neste
novo contexto.
Desenvolvimento do projeto
Os objetivos
propostos pelo projeto, necessitam da criação e execução de uma proposta
pedagógica que envolve professores e alunos participando tanto na ação, como
no planejamento do processo, sendo esta estratégia um método para estabelecer
constantes relações entre a teoria e práticas e entre pesquisa e ação.
Para realizarmos mudanças na educação este projeto pretende utilizar o
computador como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades que enriqueçam
as nossas aulas e consequentemente a elevação da autoestima dos alunos, na
exploração de atividades que abordam e utilizam o uso de tecnologias,
enquanto refletem sobre sua própria conduta a de nossos colegas e a
sociedade. No desenvolvimento desta prática educacional, podemos destacar
algumas propostas e diretrizes que poderiam desencadear situações que
permitiriam a investigação e o compartilhamento de ideias entre o grupo
favorecendo o compromisso pelo aprender, pela imaginação, pela reflexão e
também pela criação.
Algumas abordagens pedagógicas para o
uso das TICS num projeto colaborativo:
> Colaborar com alunos
para aquisição de habilidades em TIC no contexto de sua área;
> Incorporar as atividades
adequadas aos planos de aula, de modo a contribuir no processo
da aprendizagem e
conhecimento dos alunos;
> Usar de tecnologia
comuns de colaboração tais como mensagens de texto, com
colaboração via web;
> Colaborar com os alunos
no uso das TICS para construir habilidades de busca, análise,
integração e
avaliação da informação,
> Fazer com que os alunos
elaborem e construam materiais e atividades on-line que os
envolvam na solução
colaborativa de problemas, pesquisa ou criação artística,
> Avaliar continuamente e
refletir sobre a prática profissional para envolvimento na
inovação e melhora
contínua,
> Criar um blog e usá-lo
para uma troca colaborativa de mensagens.
Considerações Finais
O novo papel que o professor passa a exercer na educação online e com
a necessidade da inserção de novas tecnologias na formação desses
profissionais, é importante também que os cursos de licenciatura em música se
apropriem desse conhecimentos e possibilitem aso seus alunos uma formação
nesse sentido, mesmo que essa formação tenha continuidade ao longo de toda a
sua trajetória profissional.
Trabalhar em conjunto com os demais mestres e professores de todas as
disciplinas pode ser uma saída positiva ( trabalho interdisciplinar).
Trabalhando com profissionalismo e ética,
conseguiremos a partir do comprometimento de professores, pedagogos e alunos,
alcançar objetivos nunca explorados.
“O mundo detesta
mudanças, no entanto é a única que traz progresso” (C.F.Kettering)
Referências de Pesquisa
KRUGER, Susana Ester, GERLING,
Cristina Capparelli, HENTSCHKE, Liane. A utilizaçãode softwares no
processo de ensino e aprendizagem de instrumentos de teclado. In: Revista
– Opus- Edição Eletrônica. Campinas, 1999. ASNPPOM, disponível em: http:anappom.com.br / opus/ opus 6 /Krujer.htm
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Centro de Artes Moraes e Morais
segunda-feira, 6 de maio de 2013
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