Cursos de:
Acordeon, Artes Visuais, Bateria e Percussão, Canto Coral, Educação Musical para educadores, Flauta Doce, Guitarra, Musicalização, Oficina de Música na Escola, Piano, Projetos de Educação Musical, Teclado, Tecnologia da Informação e Comunicação, Violino, Violão
Centro de Artes Moraes e Morais
quarta-feira, 5 de março de 2014
PERGUNTA PARA SER COMENTADA POR ALUNOS DO CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL DO CEMCPC
Como preparar professores da Educação Básica na Formação Inicial e Continuada em Educação Musical? Que conteúdos?
Os professores devem receber formação musical básica para compreender e integrar aspectos educativos musicais em sua prática docente. Trabalhar senso estético, socialização e sensibilização musical, expressão corporal, cooperação e desenvolvimento motor, autoestima, habilidades espacial, verbal( exploração da voz) construção de instrumentos, etc. Lazara Regatieri
A formação inicial e continuada em educação Musical ao meu ver, precisa primeiramente conscientizar os próprios profissionais sobre a importância de seu papel e a necessidade de aperfeiçoar cada vez mais sua prática com propostas que possibilite ao aluno trabalhar aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais; é preciso que essas propostas venham em consonância com o desenvolvimento de atividades interativas e dinâmicas que proporcione ao aluno uma aprendizagem significativa.
A música desde o nascimento faz parte de nosso imaginário, de nosso cotidiano, assim como de nossas vivências e dos nossos alunos. Transmitir informação através da música pode possibilitar um contato lúdico muito mais atrativo e prazeroso ao ponto de os conteúdos de todas as disciplinas serem assimilados com maior interesse por parte dos alunos trazendo ainda, maior estímulo a quem ensina.
Como a música é conteúdo obrigatório nas escolas,necessita-se de mais oportunidades para capacitação desses profissionais na formação musical inicial e continuada,com conteúdos que venham trabalhar com a socialização,aspectos físicos e emocionais,musicalização e concentração,melhorando assim o desenvolvimento geral do aluno.
O educador musical precisa primeiramente ser sensibilizado musicalmente para compreender a musicalidade do mundo da criança, sua necessidade de movimento, sua expressividade natural, alegria e espontaneidade. Precisa-se leva-lo ao reencontro com a sua própria cultura musical onde ele possa rever suas cantigas, brincadeiras e folguedos e se reaproximar do seu mundo musical interior. Os conteúdos a serem ministrados seriam: - Cantigas tradicionais infantis; - Jogos e brincadeiras rítmicas; - Músicas com expressão corporal; - Exercícios de respiração, afinação e relaxamento; - Exercícios para desenvolver a memória musical e auditiva; - Exercícios para desenvolver o potencial criativo, imaginativo e a improvisação por meio da contação de estórias musicadas; - Conteúdos que divulguem e valorizem a diversidade musical e folclórica do nosso país, bem como as nossas tradições; - Noções básicas sobre a linguagem musical e do mundo musical erudito; - Apreciação musical de gêneros variados (popular, folclórico, erudito); - Dança e dramatizações.
Na minha opinião os professores devem ser preparados para trabalhar de forma lúdica, através de brincadeiras, jogos, contações de história e também deveriam ensinar a confeccionar alguns instrumentos, pois nossas escolas são carentes de materiais . Quanto aos conteúdos deverão ser ministrados conforme a faixa etária . Buscamos com a formação maneiras de incentivar o desenvolvimento das nossas crianças em todos os aspectos e também na aquisição de novos conhecimentos .
Em primeiro lugar as esferas municipais e estaduais deveriam incentivar os professores a participarem do curso de educação musical, e não restringir. A música faz parte da vida do ser humano e podemos usar a criatividade com uma aula diferente,adaptando o conteúdo a música, de acordo com a realidade da criança.
Os professores de Educação Básica precisam receber formação musical básica ,obtendo subsídios necessários para compreender o universo da musicalidade infantil.Os conteúdos ministrados devem ser coerentes a faixa etária e de acordo com o PPP da escola, estimulando a criatividade e visando o desenvolvimento integral da criança através de jogos e brincadeiras rítmicas, músicas com expressão corporal , parlendas e contação de histórias.
Para preparar o professor é necessário os órgãos responsáveis façam uma ampla divulgação e facilite a participação de todos que queiram participar. Estes cursos devem valorizar o conhecimento que o professor tem na área musical e ir aprofundando os níveis de conhecimento nesta área. Os conteúdos a serem trabalhados são: • Iniciação musical, • Conhecimento de instrumento musical, • Percussão, • A importância da musica na escola e na vida, • A música como recurso didático, • Cantiga de roda, • Expressão corporal, • Dança.
Oferecendo cursos de capacitação e formação musical onde os professores possam adquirir além da teoria a prática. Os conteúdos devem contemplar o desenvolvimento da percepção auditiva,conhecimento das notas musicais e a variedade de instrumentos,exercícios de respiração ,aquecimento corporal e de voz,relaxamento e prática de coral. Trabalhar de forma lúdica,através de cantigas,brincadeiras de roda,jogos,expressão corporal,instrumentos de percussão e bandinha. Procurando sempre a socialização dos alunos e o desenvolvimento da criatividade. Polyana Maria Rezende Ribeiro de Oliveira,terça-feira 7:50
No site http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml Têm sugestões de alguns livros para o trabalho e respostas para alguns questionamentos sobre o ensino de música na escola: “O ensino de música não é como antigamente, quando se aprendia as notas musicais e canto orfeônico, mas o que as crianças devem aprender nas aulas? O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil. A lei não especifica conteúdos, portanto as escolas terão autonomia para decidir o que será trabalhado. "É muito complicado impor um conteúdo programático obrigatório para as aulas de música, quando a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) nº 9294/96 privilegia a flexibilidade do ensino", diz Sonia Albano, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM), para quem o mais importante seria trabalhar a coordenação motora, o senso rítmico e melódico, o pulso interno, a voz, o movimento corporal, a percepção, a notação musical sob bases sensibilizadoras, além de um repertório que atinja os universos erudito, folclórico e popular. "Os professores estão privilegiando projetos simbólicos que já vem da realidade dos alunos, priorizando um capital social trazido pelos alunos para que seja ampliando. Assim, é possível chegar a ensinar músicas de todo mundo e de diferentes épocas", diz Magali Kleber, presidente nacional da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical). "O ensino de música deve envolver o capital simbólico e cultural da região da escola. Deve-se trabalhar com uma perspectiva antropológica, envolvendo os pais, os alunos e contexto sócio-cultural", completa. Há várias formas de se trabalhar a música na escola, por exemplo, de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos, como sugere Sonia Albano, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM). "Dessa forma, a música é capaz de combater a agressividade infantil e os problemas de rejeição". Nas escolas da rede municipal de Franca, onde o Projeto de Educação Musical já existe desde 1994 (ou seja, muito antes da lei nº 11.769 entrar em vigor), as crianças não só ouvem música, como a produzem, fazendo pequenos arranjos e tocando instrumentos como a flauta doce e alguns de percussão. Elas também vivenciam a música, por meio de trabalhos corporais que desenvolvem a atenção e a coordenação motora. "Não queremos formar músicos, mas desenvolver o espírito crítico, conhecer as raízes da música brasileira, despertar o gosto musical, preservar nosso patrimônio e aumentar o repertório musical nacional e internacional", diz Lisiane Bassi...” No site https://www.youtube.com/watch?v=5Wi8j-8qdMM O professor Marcelo Serralva diz que é bom o professor pesquisar bastante e ver na internet o que os outros estão trabalhando para se inteirar e montar seu projeto . Ele dá um exemplo de um ótimo trabalho.
Nos estudos sobre a formação de professores, a formação inicial tem sido debatida como uma da s possibilidades de melhorar a realização e a qualidade da educação básica, através da qualificação Segundo GARCIA (1999), a formação inicial de professores assenta-se em três funções: (1) de formação e preparação de futuros professores, (2) de controle de certificação para a docência e (3) de agente de mudança do sistema educativo pessoal, crítica e reflexiva, e de conscientização acerca da responsabilidade para as questões educacionais, formais e não formais. Do mesmo modo que a formação inicial, a fo rmação continuada aparece associada à ideia de promoção da melhoria da qualidade do ensino em sala de aula. A formação de professores é entendida como um processo contínuo, permanente, o qual deve ocorrer ao longo da vida profissional, constit uindo-se na dinâmica da formação inicial e da formação continuada. Os processos de formação para a docência também devem buscar a reflexão do professor sobre suas práticas cotidianas e a superação de limi tes. Nesse sentido, parece haver um consenso de que a formação inicial já não é suficiente para o pleno desenvolvimento profissional (C ANDAU, 2001; SANTOS, 1998). Assim, entendemos que tanto a formação inicial como a formação continuada são partes do processo formativo profissional que constitui a formação docente, as quais objetivam o desenvolvimento e a ampliação de conhecimentos, a superação de limites e o atendimento às exigências, cada vez maiores e mais complexas, feitas à escola e ao professor, considerando-se os múltiplos grupos de aprendizes e a diversidade dos contextos de atuação. (Cláudia Ribeiro Bellochio Luciane Wilke Freitas Garbosa ) O que trabalhar: *Atividades de escuta do ambiente a partir de conceitos contemplados por Schafer (1991), podemos, por meio de atividades de escuta e conseguintemente de grafia e recriação sonora do ambiente, é possível trabalharmos conteúdos como: memória sonora, som e silêncio, paisagem sonora, parâmetros do som, grafia não tradicional, etc
*Exploração da voz: tanto por meio de canções quanto de atividades de reprodução sonora: sons de animais, cotidianos, industriais, etc. –por meio vocal, é possível trabalhar conteúdos como habilidade vocal, parâmetros do som, memória sonora, etc. *Construção de instrumentos com materiais não convencionais *Sonorização de histórias
Os professores de Educação Básica precisam receber formação musical básica , para desevolver nas crinaças, jovens e adultos habilidades que podem ser despertadas através da músical.Os conteúdos devem ser de acordo com a faixa etária e também ao Projeto Político Pedagógico de cada instituição, estimulando a criatividade e visando o desenvolvimento i da criança através de jogos e brincadeiras. O traballho desenvolvido será para desenvolver músicas com expressão corporal , parlendas, adivinhas e contação de histórias etc...
Os professores devem receber formação musical básica para compreender e integrar aspectos diversos que a música pode proporcionar. Trabalhar a socialização e sensibilização musical, expressão corporal, desenvolvimento psicomotor, autoestima, habilidades espacial, oralidade, psicomotricidade entre outras habilidades que a música pode proporcionar a alunos de qualquer faixa etária
Sem dúvida o curso é o meio de preparação para a formação do professor. Quanto aos conteúdos começar pelo canto que é o nosso primeiro instrumento e precisa fazer parte desta rotina, criar um ambiente para o habito da audição, pois vivemos numa sociedade totalmente visual, na qual os sons raramente aparecem dissociados das imagens.
Os professores devem receber formação musical básica para compreender e integrar aspectos educativos musicais em sua prática docente. Trabalhar senso estético, socialização e sensibilização musical, expressão corporal, cooperação e desenvolvimento motor, autoestima, habilidades espacial, verbal( exploração da voz) construção de instrumentos, etc. Lazara Regatieri
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirA formação inicial e continuada em educação Musical ao meu ver, precisa primeiramente conscientizar os próprios profissionais sobre a importância de seu papel e a necessidade de aperfeiçoar cada vez mais sua prática com propostas que possibilite ao aluno trabalhar aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais; é preciso que essas propostas venham em consonância com o desenvolvimento de atividades interativas e dinâmicas que proporcione ao aluno uma aprendizagem significativa.
ResponderExcluirRaquel Lorena
A música desde o nascimento faz parte de nosso imaginário, de nosso cotidiano, assim como de nossas vivências e dos nossos alunos. Transmitir informação através da música pode possibilitar um contato lúdico muito mais atrativo e prazeroso ao ponto de os conteúdos de todas as disciplinas serem assimilados com maior interesse por parte dos alunos trazendo ainda, maior estímulo a quem ensina.
ResponderExcluirKENEDY MACHADO DE OLIVEIRA.
Como a música é conteúdo obrigatório nas escolas,necessita-se de mais oportunidades para capacitação desses profissionais na formação musical inicial e continuada,com conteúdos que venham trabalhar com a socialização,aspectos físicos e emocionais,musicalização e concentração,melhorando assim o desenvolvimento geral do aluno.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO educador musical precisa primeiramente ser sensibilizado musicalmente para compreender a musicalidade do mundo da criança, sua necessidade de movimento, sua expressividade natural, alegria e espontaneidade. Precisa-se leva-lo ao reencontro com a sua própria cultura musical onde ele possa rever suas cantigas, brincadeiras e folguedos e se reaproximar do seu mundo musical interior.
ResponderExcluirOs conteúdos a serem ministrados seriam:
- Cantigas tradicionais infantis;
- Jogos e brincadeiras rítmicas;
- Músicas com expressão corporal;
- Exercícios de respiração, afinação e relaxamento;
- Exercícios para desenvolver a memória musical e auditiva;
- Exercícios para desenvolver o potencial criativo, imaginativo e a improvisação por meio da contação de estórias musicadas;
- Conteúdos que divulguem e valorizem a diversidade musical e folclórica do nosso país, bem como as nossas tradições;
- Noções básicas sobre a linguagem musical e do mundo musical erudito;
- Apreciação musical de gêneros variados (popular, folclórico, erudito);
- Dança e dramatizações.
Na minha opinião os professores devem ser preparados para trabalhar de forma lúdica, através de brincadeiras, jogos, contações de história e também deveriam ensinar a confeccionar alguns instrumentos, pois nossas escolas são carentes de materiais .
ResponderExcluirQuanto aos conteúdos deverão ser ministrados conforme a faixa etária .
Buscamos com a formação maneiras de incentivar o desenvolvimento das nossas crianças em todos os aspectos e também na aquisição de novos conhecimentos .
Em primeiro lugar as esferas municipais e estaduais deveriam incentivar os professores a participarem do curso de educação musical, e não restringir. A música faz parte da vida do ser humano e podemos usar a criatividade com uma aula diferente,adaptando o conteúdo a música, de acordo com a realidade da criança.
ResponderExcluirOs professores de Educação Básica precisam receber formação musical básica ,obtendo subsídios necessários para compreender o universo da musicalidade infantil.Os conteúdos ministrados devem ser coerentes a faixa etária e de acordo com o PPP da escola, estimulando a criatividade e visando o desenvolvimento integral da criança através de jogos e brincadeiras rítmicas, músicas com expressão corporal , parlendas e contação de histórias.
ResponderExcluirPara preparar o professor é necessário os órgãos responsáveis façam uma ampla divulgação e facilite a participação de todos que queiram participar.
ResponderExcluirEstes cursos devem valorizar o conhecimento que o professor tem na área musical e ir aprofundando os níveis de conhecimento nesta área.
Os conteúdos a serem trabalhados são:
• Iniciação musical,
• Conhecimento de instrumento musical,
• Percussão,
• A importância da musica na escola e na vida,
• A música como recurso didático,
• Cantiga de roda,
• Expressão corporal,
• Dança.
Oferecendo cursos de capacitação e formação musical onde os professores possam adquirir além da teoria a prática.
ResponderExcluirOs conteúdos devem contemplar o desenvolvimento da percepção auditiva,conhecimento das notas musicais e a variedade de instrumentos,exercícios de respiração ,aquecimento corporal e de voz,relaxamento e prática de coral.
Trabalhar de forma lúdica,através de cantigas,brincadeiras de roda,jogos,expressão corporal,instrumentos de percussão e bandinha.
Procurando sempre a socialização dos alunos e o desenvolvimento da criatividade.
Polyana Maria Rezende Ribeiro de Oliveira,terça-feira 7:50
No site http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml
ResponderExcluirTêm sugestões de alguns livros para o trabalho e respostas para alguns questionamentos sobre o ensino de música na escola:
“O ensino de música não é como antigamente, quando se aprendia as notas musicais e canto orfeônico, mas o que as crianças devem aprender nas aulas?
O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.
A lei não especifica conteúdos, portanto as escolas terão autonomia para decidir o que será trabalhado. "É muito complicado impor um conteúdo programático obrigatório para as aulas de música, quando a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) nº 9294/96 privilegia a flexibilidade do ensino", diz Sonia Albano, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM), para quem o mais importante seria trabalhar a coordenação motora, o senso rítmico e melódico, o pulso interno, a voz, o movimento corporal, a percepção, a notação musical sob bases sensibilizadoras, além de um repertório que atinja os universos erudito, folclórico e popular.
"Os professores estão privilegiando projetos simbólicos que já vem da realidade dos alunos, priorizando um capital social trazido pelos alunos para que seja ampliando. Assim, é possível chegar a ensinar músicas de todo mundo e de diferentes épocas", diz Magali Kleber, presidente nacional da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical). "O ensino de música deve envolver o capital simbólico e cultural da região da escola. Deve-se trabalhar com uma perspectiva antropológica, envolvendo os pais, os alunos e contexto sócio-cultural", completa.
Há várias formas de se trabalhar a música na escola, por exemplo, de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos, como sugere Sonia Albano, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM). "Dessa forma, a música é capaz de combater a agressividade infantil e os problemas de rejeição". Nas escolas da rede municipal de Franca, onde o Projeto de Educação Musical já existe desde 1994 (ou seja, muito antes da lei nº 11.769 entrar em vigor), as crianças não só ouvem música, como a produzem, fazendo pequenos arranjos e tocando instrumentos como a flauta doce e alguns de percussão. Elas também vivenciam a música, por meio de trabalhos corporais que desenvolvem a atenção e a coordenação motora. "Não queremos formar músicos, mas desenvolver o espírito crítico, conhecer as raízes da música brasileira, despertar o gosto musical, preservar nosso patrimônio e aumentar o repertório musical nacional e internacional", diz Lisiane Bassi...”
No site https://www.youtube.com/watch?v=5Wi8j-8qdMM O professor Marcelo Serralva diz que é bom o professor pesquisar bastante e ver na internet o que os outros estão trabalhando para se inteirar e montar seu projeto . Ele dá um exemplo de um ótimo trabalho.
TODO PROFESSOR NECESSITA TER CURSO DE FORMAÇÃO PARA ATUAR NA ESCOLA.
ResponderExcluirNos estudos sobre a formação de
ResponderExcluirprofessores, a formação inicial
tem sido debatida como uma da
s possibilidades de melhorar a
realização e a qualidade da educação básica, através da qualificação
Segundo GARCIA (1999), a formação inicial de professores
assenta-se em três funções: (1) de
formação e preparação de futuros
professores, (2) de controle de certificação para a docência e (3) de
agente de mudança do sistema educativo pessoal, crítica e reflexiva, e
de conscientização acerca da
responsabilidade para as
questões educacionais,
formais e não formais.
Do mesmo modo que a
formação inicial, a fo
rmação continuada
aparece associada à ideia de promoção da melhoria da qualidade do
ensino em sala de aula. A formação
de professores é entendida como
um processo contínuo, permanente, o
qual deve ocorrer
ao longo da
vida profissional, constit
uindo-se na dinâmica da
formação inicial e da
formação continuada. Os
processos de formação para a docência
também devem buscar a reflexão do
professor sobre
suas práticas
cotidianas e a superação de limi
tes. Nesse sentido, parece haver um
consenso de que a formação inicial
já não é suficiente para o pleno
desenvolvimento profissional (C
ANDAU, 2001; SANTOS, 1998).
Assim, entendemos que tanto a formação inicial como a
formação continuada são partes do processo formativo profissional
que constitui a formação docente, as quais objetivam o
desenvolvimento e a ampliação de conhecimentos, a superação de
limites e o atendimento às exigências, cada vez maiores e mais
complexas, feitas à escola e ao
professor, considerando-se os
múltiplos grupos de aprendizes e
a diversidade dos contextos de
atuação. (Cláudia Ribeiro Bellochio
Luciane Wilke Freitas Garbosa )
O que trabalhar:
*Atividades de escuta do ambiente a partir de
conceitos contemplados por Schafer
(1991), podemos, por meio de atividades de escuta e
conseguintemente de grafia e
recriação sonora do ambiente, é possível trabalharmos conteúdos como: memória sonora, som e silêncio, paisagem sonora, parâmetros do som, grafia não tradicional, etc
*Exploração da voz: tanto por meio de canções quanto de atividades de reprodução sonora: sons de animais, cotidianos, industriais, etc.
–por meio vocal, é possível trabalhar conteúdos como habilidade vocal,
parâmetros do som, memória sonora, etc.
*Construção de instrumentos com materiais não convencionais
*Sonorização de histórias
*Jogos de improvisação
Os professores de Educação Básica precisam receber formação musical básica , para desevolver nas crinaças, jovens e adultos habilidades que podem ser despertadas através da músical.Os conteúdos devem ser de acordo com a faixa etária e também ao Projeto Político Pedagógico de cada instituição, estimulando a criatividade e visando o desenvolvimento i da criança através de jogos e brincadeiras. O traballho desenvolvido será para desenvolver músicas com expressão corporal , parlendas, adivinhas e contação de histórias etc...
ResponderExcluirOs professores devem receber formação musical básica para compreender e integrar aspectos diversos que a música pode proporcionar. Trabalhar a socialização e sensibilização musical, expressão corporal, desenvolvimento psicomotor, autoestima, habilidades espacial, oralidade, psicomotricidade entre outras habilidades que a música pode proporcionar a alunos de qualquer faixa etária
ResponderExcluirSem dúvida o curso é o meio de preparação para a formação do professor. Quanto aos conteúdos começar pelo canto que é o nosso primeiro instrumento e precisa fazer parte desta rotina, criar um ambiente para o habito da audição, pois vivemos numa sociedade totalmente visual, na qual os sons raramente aparecem dissociados das imagens.
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