Cursos de:
Acordeon, Artes Visuais, Bateria e Percussão, Canto Coral, Educação Musical para educadores, Flauta Doce, Guitarra, Musicalização, Oficina de Música na Escola, Piano, Projetos de Educação Musical, Teclado, Tecnologia da Informação e Comunicação, Violino, Violão
Centro de Artes Moraes e Morais
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Sugestão de Atividade on-line
Forum:Como um professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano pode se preparar para atuar com o conteúdo Música dentro da sala de aula com seus alunos ?
Acredito que os profissionais que já trabalham na Educação Infantil são as pessoas mais indicadas para trabalhar a música na escola, desde que possuam cursos de capacitação na área. Existem profissionais excelentes que passram pelo nosso curso e que fazem da música na escola um show de criatividade.
Buscando cursos de capacitação na área, em instituições próprias com profissionais capacitados. Assim como tem ocorrido no Conservatório Estadual de Música de Uberlândia sobre a coordenação da professora Beatriz, onde vários profissionais da Educação já fizeram o curso e continuam buscando mais conhecimentos para aprimorar sua prática.
Acreditamos que os professores da Educação infantil deverão se capacitar através de cursos especializados que são oferecidos na área da música. Através deste curso os professores aumentaraõ suas capacidades, suas dinâmicas, podendo assim estar transmitindo aos alunos da Educação Infantil aulas prazerosas e envolventes.
Não existe limite para o conhecimento... É possível buscar cursos de extensão para o profissional capacitar-se, sendo assim ele terá conhecimento amplo para atender e trabalhar nesta área que promete ser um campo vasto para os Profissionais da Educação.
Buscando conhecimento na música através de curso de capacitação, pesquisas, trocas de experiências e criatividade. Crescendo o profissionalismo com auto confiança e colaborando assim para o crescimento do aluno.
"A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. É necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando som". (SANDRA CALEGÁRIO E DENISE LUCIDI) Com base nesta afirmação conclui-se que a música tem que fazer parte do cotidiano escolar. Com isso, o curso de Pedagogia teria que dá base aos profissionais para poder trabalhar a arte na educação. A arte teria que ser uma disciplina à complementar o currículo pedagógico. Atenciosamente, Maria Nilza e Hébia
REFLEXÃO PARA OS ALUNOS DA "AÇÃO CONTINUADA" O material computacional esta sendo muito usado para suportar a aprendizagem,sendo também o objeto desta aprendizagem. Essas entidades digitais são distribuidas pela internet onde podemos acessá-las e usá-las simultaneamente, ao contrário de outros meios de instrução. Podemos trabalhar também colaborativamente com uma ou mais pessoas, com todos sendo beneficiados pelas novas versões interativas. Como suporte teórico poderemos utilizar textos que versam sobre tecnologias musicais. Desejo a todos vocês um excelente caminho para o aprendizado da EDUCAÇÃO MUSICAL,e que vocês façam grandes explorações, reflexões e adquirem um bom conhecimento de aprendizagem de musica em ambiente virtual com as metodologias utilizadas na formação do educador musical neste novo contexto.Bom estudo a todos. Atenciosamente, tia Bia.
Ana Lúcia, Melissa e Vânia Especialistas indicam que o ensino de música nas escolas deve trabalhar a coordenação motora, o senso rítmico e melódico como nos diz a professora Clélia Craveiro , conselheira da câmara básica do CNE(Conselho Nacional da Educação)."O objetivo da música na escola não é formar músicos , mas desenvolver a sensibilidade e a integração dos alunos , trabalhando em uma equipe multidisciplinar , porém ela nos relata que esta não é uma tarefa fácil, já que o número de professores formados em música é pequeno no Brasil.(Pesquisado no educarparacresce.abril.com.br.música.escola. No entanto cabe ao professor capacitar-se através de curso de extensão na área de música para aprimorar seus conhecimentos em prol ao desenvolvimento pleno do aluno , nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais,motores, etc.
A música está presente em todos os momentos de nossa vida, ou seja, ela faz parte do nosso cotidiano. Ela alegra-nos, anima-nos e está comprovado cientificamente que a criança desenvolve sua aprendizagem através da interação e a música é um excelente instrumento para alfabetização e desenvolvimento afetivo, social e cognitivo do aluno. Segundo a Lei a partir de agosto de 2011, a Música será componente obrigatório do currículo, onde todas as escolas deverão ter professores especialistas para ministrar Música. Com isso, entendemos que o curso de Pedagogia deve rever seu currículo e inserir no mesmo a disciplina Música para que os futuros profissionais da educação atendam esse componente que faz toda a diferença na vida da criança. Laís e Sônia.
Segundo a Coordenadora do Programa de Educação Musical de Franca, cidade do interior de São Paulo que é referência no Ensino Musical, disse: "Há muitos profissionais formados em música, mas que não têm didática. E, geralmente, eles saem da faculdade com formação específica em apenas um instrumento e com o objetivo de serem professores particulares de música, ou seja, terem apenas um aluno por vez". Encarar uma sala de aula e ministrar um ensino musical de qualidade não é fácil. afinal, não basta ser músico, é preciso ter didática, e para isso existem os cursos de capacitação em escolas especializadas com professores capacitados para preparar estes professores que não são músicos para ministrar estas aulas de musicas que serão obrigatórias a partir de 2011. O professor pedagogo está preparado para ensinar, educar e preparar os alunos nas disciplinas tradicionais, e na música não será diferente, basta este professor do ensino fundamental fazer um curso de extensão de Música na Escola, que o mesmo terá capacidade de lecionar tal disciplina, o know hall e a didática para ensinar uma sala de 40 alunos eles já tem e se preparando, terá muito sucesso. Lidar com crianças é para quem está preparado e estes estão, aprenderão a utilizar a musica para treinar os alunos a adquirem, concentração, disciplina, postura e o mais interessante poderão trabalhar a memorização, afinação e que Sá despertar talentos que estão guardados que poderão ser aflorados e com isto dar um norte para muitas crianças se encontram no caminho da arte por meio da musica. Torço para que estes profissionais do ensino dêem o melhor de si e consigam mostrar que professores interessados e dispostos poderão fazer um trabalho fantástico com a educação musical mesmo não sendo músicos formados em algum instrumento, porque aula de musica é muito mais que tocar um instrumento musical.
Segundo o canadense DON TAPSCOTT: "Inteligência esta na rede".O especialista dafirma que "a internet viabiliza a colaboração em massa, e isto traz mudanças profundas.O conhecimento será transmitido não mais de um para muitos mas de um para um ou de muitos para muitos". Com a internet a nossa era é de colaboração em massa , nós podemos nos unir , comunicarmos, trocarmos informações e mobilizarmos para formar por exemplo uma comunidade de educadores mmusicais para trabalhar com este conteúdo em nossas escolas.
A música é uma prática social portanto nos a encontramos nem todos os locais, nas ruas, nas brincadeira,pontuando e rotina da educação. Segundo a pedagoga Silvia Cordeiro Nassif Schoroeder a música não é monopólio dos músicos ,pois ela acontece independente de aulas de professores de música. No Brasil, há diversos profissionais sem formação acadêmica específica trabalhando na iniciação musical das crianças e são reconhecidos nacionalmente. Paulo Gomes é professor de iniciação musical na Escola Estilo de Aprender segundo ele a formação superior em música não é o principal para definir um bom músico. "O importante é que o professor saiba passar conhecimentos teóricos e práticos para os alunos. E no momento de contratá-lo, cabe à escola verificar se ele se adapta à proposta curricular". Portanto cabe o pedagogo buscar se qualificar para poder desempenhar boas aulas para a garotada.
O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. "Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras", completa Sonia Regina. "A música faz bem para a autoestima do estudante, já que alimenta a criação". Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml. Acesso em: 22/04/2011.
A citação acima resume de forma clara e objetiva a importância da música na formação física e cognitiva do aluno, sendo mais um suporte no ensino/aprendizagem, trabalhando desde as emoções até a razão.
Acredito que os profissionais que já trabalham na Educação Infantil são as pessoas mais indicadas para trabalhar a música na escola, desde que possuam cursos de capacitação na área. Existem profissionais excelentes que passram pelo nosso curso e que fazem da música na escola um show de criatividade.
ResponderExcluirBuscando cursos de capacitação na área, em instituições próprias com profissionais capacitados. Assim como tem ocorrido no Conservatório Estadual de Música de Uberlândia sobre a coordenação da professora Beatriz, onde vários profissionais da Educação já fizeram o curso e continuam buscando mais conhecimentos para aprimorar sua prática.
ResponderExcluirMelissa
ResponderExcluirAcreditamos que os professores da Educação infantil deverão se capacitar através de cursos especializados que são oferecidos na área da música. Através deste curso os professores aumentaraõ suas capacidades, suas dinâmicas, podendo assim estar transmitindo aos alunos da Educação Infantil aulas prazerosas e envolventes.
Não existe limite para o conhecimento... É possível buscar cursos de extensão para o profissional capacitar-se, sendo assim ele terá conhecimento amplo para atender e trabalhar nesta área que promete ser um campo vasto para os Profissionais da Educação.
ResponderExcluirBuscando conhecimento na música através de curso de capacitação, pesquisas, trocas de experiências e criatividade. Crescendo o profissionalismo com auto confiança e colaborando assim para o crescimento do aluno.
ResponderExcluir"A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. É necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando som". (SANDRA CALEGÁRIO E DENISE LUCIDI)
ResponderExcluirCom base nesta afirmação conclui-se que a música tem que fazer parte do cotidiano escolar. Com isso, o curso de Pedagogia teria que dá base aos profissionais para poder trabalhar a arte na educação. A arte teria que ser uma disciplina à complementar o currículo pedagógico.
Atenciosamente, Maria Nilza e Hébia
REFLEXÃO PARA OS ALUNOS DA "AÇÃO CONTINUADA"
ResponderExcluirO material computacional esta sendo muito usado para suportar a aprendizagem,sendo também o objeto desta aprendizagem. Essas entidades digitais são distribuidas pela internet onde podemos acessá-las e usá-las simultaneamente, ao contrário de outros meios de instrução. Podemos trabalhar também colaborativamente com uma ou mais pessoas, com todos sendo beneficiados pelas novas versões interativas. Como suporte teórico poderemos utilizar textos que versam sobre tecnologias musicais.
Desejo a todos vocês um excelente caminho para o aprendizado da EDUCAÇÃO MUSICAL,e que vocês façam grandes explorações, reflexões e adquirem um bom conhecimento de aprendizagem de musica em ambiente virtual com as metodologias utilizadas na formação do educador musical neste novo contexto.Bom estudo a todos. Atenciosamente, tia Bia.
Ana Lúcia, Melissa e Vânia
ResponderExcluirEspecialistas indicam que o ensino de música nas escolas deve trabalhar a coordenação motora, o senso rítmico e melódico como nos diz a professora Clélia Craveiro , conselheira da câmara básica do CNE(Conselho Nacional da Educação)."O objetivo da música na escola não é formar músicos , mas desenvolver a sensibilidade e a integração dos alunos , trabalhando em uma equipe multidisciplinar , porém ela nos relata que esta não é uma tarefa fácil, já que o número de professores formados em música é pequeno no Brasil.(Pesquisado no educarparacresce.abril.com.br.música.escola.
No entanto cabe ao professor capacitar-se através de curso de extensão na área de música para aprimorar seus conhecimentos em prol ao desenvolvimento pleno do aluno , nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais,motores, etc.
A música está presente em todos os momentos de nossa vida, ou seja, ela faz parte do nosso cotidiano. Ela alegra-nos, anima-nos e está comprovado cientificamente que a criança desenvolve sua aprendizagem através da interação e a música é um excelente instrumento para alfabetização e desenvolvimento afetivo, social e cognitivo do aluno.
ResponderExcluirSegundo a Lei a partir de agosto de 2011, a Música será componente obrigatório do currículo, onde todas as escolas deverão ter professores especialistas para ministrar Música. Com isso, entendemos que o curso de Pedagogia deve rever seu currículo e inserir no mesmo a disciplina Música para que os futuros profissionais da educação atendam esse componente que faz toda a diferença na vida da criança. Laís e Sônia.
Segundo a Coordenadora do Programa de Educação Musical de Franca, cidade do interior de São Paulo que é referência no Ensino Musical, disse: "Há muitos profissionais formados em música, mas que não têm didática. E, geralmente, eles saem da faculdade com formação específica em apenas um instrumento e com o objetivo de serem professores particulares de música, ou seja, terem apenas um aluno por vez".
ResponderExcluirEncarar uma sala de aula e ministrar um ensino musical de qualidade não é fácil. afinal, não basta ser músico, é preciso ter didática, e para isso existem os cursos de capacitação em escolas especializadas com professores capacitados para preparar estes professores que não são músicos para ministrar estas aulas de musicas que serão obrigatórias a partir de 2011.
O professor pedagogo está preparado para ensinar, educar e preparar os alunos nas disciplinas tradicionais, e na música não será diferente, basta este professor do ensino fundamental fazer um curso de extensão de Música na Escola, que o mesmo terá capacidade de lecionar tal disciplina, o know hall e a didática para ensinar uma sala de 40 alunos eles já tem e se preparando, terá muito sucesso.
Lidar com crianças é para quem está preparado e estes estão, aprenderão a utilizar a musica para treinar os alunos a adquirem, concentração, disciplina, postura e o mais interessante poderão trabalhar a memorização, afinação e que Sá despertar talentos que estão guardados que poderão ser aflorados e com isto dar um norte para muitas crianças se encontram no caminho da arte por meio da musica.
Torço para que estes profissionais do ensino dêem o melhor de si e consigam mostrar que professores interessados e dispostos poderão fazer um trabalho fantástico com a educação musical mesmo não sendo músicos formados em algum instrumento, porque aula de musica é muito mais que tocar um instrumento musical.
Segundo o canadense DON TAPSCOTT: "Inteligência esta na rede".O especialista dafirma que "a internet viabiliza a colaboração em massa, e isto traz mudanças profundas.O conhecimento será transmitido não mais de um para muitos mas de um para um ou de muitos para muitos".
ResponderExcluirCom a internet a nossa era é de colaboração em massa , nós podemos nos unir , comunicarmos, trocarmos informações e mobilizarmos para formar por exemplo uma comunidade de educadores mmusicais para trabalhar com este conteúdo em nossas escolas.
A música é uma prática social portanto nos a encontramos nem todos os locais, nas ruas, nas brincadeira,pontuando e rotina da educação. Segundo a pedagoga Silvia Cordeiro Nassif Schoroeder a música não é monopólio dos músicos ,pois ela acontece independente de aulas de professores de música. No Brasil, há diversos profissionais sem formação acadêmica específica trabalhando na iniciação musical das crianças e são reconhecidos nacionalmente. Paulo Gomes é professor de iniciação musical na Escola Estilo de Aprender segundo ele a formação superior em música não é o principal para definir um bom músico. "O importante é que o professor saiba passar conhecimentos teóricos e práticos para os alunos. E no momento de contratá-lo, cabe à escola verificar se ele se adapta à proposta curricular". Portanto cabe o pedagogo buscar se qualificar para poder desempenhar boas aulas para a garotada.
ResponderExcluirO trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. "Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras", completa Sonia Regina. "A música faz bem para a autoestima do estudante, já que alimenta a criação".
ResponderExcluirDisponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas-432857.shtml. Acesso em: 22/04/2011.
A citação acima resume de forma clara e objetiva a importância da música na formação física e cognitiva do aluno, sendo mais um suporte no ensino/aprendizagem, trabalhando desde as emoções até a razão.